Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Eriocnema acaulis Triana EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 01-11-2011

Criterio: B1b(iii)+2ab(iii)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Eriocnema acaulis Triana é endêmica do estado de Minas Gerais e possui distribuição restrita (EOO=27,89 Km²; AOO=12 Km²), além de estar sujeita a três situações de ameaça, todas localizadas em áreas do quadrilátero ferrífero, tendo a mineração como principal ameaça. A espécie está sujeita a declínio constante da qualidade de habitat. Assim, Eriocnema acaulis Triana foi classificada como "Em Perigo" (EN).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Eriocnema acaulis (Cham.) Triana;

Família: Melastomataceae

Sinônimos:

  • > Eriocnema fulva ;
  • > Eriocnema hilariana ;
  • > Bertolonia acaulis ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

O gênero tem apenas duas espécies, Eriocnema fulva e Eriocnema acaulis, ambas endêmicas no estado de Minas Gerais (Cogniaux, 1883 apud Andrade, 2004)

Distribuição

Essa espécie ocorre apenas no estado de Minas Gerais (Martins; Bernardo, 2010)

Ecologia

Ocorre em Cerrado e Mata Atlântica (Martins; Bernardo, 2010)

Ameaças

1.3.1 Mining
Severidade very high
Detalhes Espécimes foram descritos para o quadrilátero ferrífero em Minas Gerais, área de intensa mineração para extração de ferro (Carmo, 2010)

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Incidência local
Severidade very high
Detalhes Em estudo de degradação ambiental causada pelaagricultura em Minas Gerais, o município de Ouro Preto obteve um índice de degradação ambiental de 84% (Fernandes et al., 2005).

Ações de conservação

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: Essa espécie encontra-se nas unidades de conservação de Parque Estadual do Itacolomi e Estação Ecológica do Tripuí (MG; Andrade, 2004).

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: ​Vulnerável (VU). Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008),anexo 1.

Referências

- FLÁVIO FONSECA DO CARMO. Importância Ambiental e Estado de Conservação dos Ecossistemas de Cangas no Quadrilátero Ferrífero e Proposta de Áreas-Alvo para a Investigação e Proteção da Biodiversidade em Minas Gerais. Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte, MG: Universidade Federal de Minas Gerais, 2010.

- PRISCILA MOREIRA DE ANDRADE. Biologia de uma População de Eriocnema fulva Naudin (Melastomataceae). Tese de Doutorado. Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas, 2004.

- MARTINS, A.B., BERNARDO, K.F.R. Eriocnema in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB009464>. Acesso em: 3/5/2012.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Eriocnema acaulis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Eriocnema acaulis>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 01/11/2011 - 17:03:54